TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20150910104172ACJ - (0010417-91.2015.8.07.0009 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
947798
Data de Julgamento:
14/06/2016
Órgão Julgador:
3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais
Relator:
ASIEL HENRIQUE DE SOUSA
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 17/06/2016 . Pág.: 387/394
Ementa:

RESPONSABILIDADE CIVIL. DIREITO À IMAGEM VIOLADO - UTILIZAÇÃO DE FOTOGRAFIA EM FOLHETO PROMOCIONAL - AUSÊNCIA DE AUTORIZAÇÃO. DANO MORAL CONFIGURADO - VALOR MANTIDO. RECURSO CONHECIDO E IMPROVIDO.

1. A imagem da pessoa constitui direito personalíssimo e a sua divulgação, como regra, depende da autorização do titular, consoante se extrai do artigo 5º, V e X da CF, artigo 20 do Código Civil de 2002. Ademais, nos termos da Súmula 403 do STJ, "independe de prova do prejuízo a indenização pela publicação não autorizada de imagem de pessoa com fins econômicos ou comerciais".

2. No caso dos autos embora a fotografia publicada não tenha atingido a honra, a boa fama ou a respeitabilidade dos recorridos, verifica-se pela prova coligida nos autos que a fotografia dos requerentes brincando com seu filho menor, na piscina de um clube, foi utilizada pela demandada com o objetivo de divulgar seus produtos e serviços, restando clara a destinação comercial do material.

3. Ademais, não há que se falar em exclusão de sua responsabilidade por ter contratado a produção do folheto com empresa de arte e imagem, pois era dever da demandada verificar se as imagens utilizadas em seu folheto promocional produzido pela gráfica contratada, foram devidamente autorizada pelos fotografados.

4. Assim, a utilização indevida de fotografia com fins comerciais viola o direito de imagem do fotografado e justifica a condenação da empresa ré ao pagamento de indenização a título de danos morais, merecendo prestígio a sentença do magistrado sentenciante.

5. No caso a fixação da indenização por danos morais no valor de R$ 3.000,00, para cada um dos autores, se mostra adequada e atende aos requisitos da proporcionalidade e da razoabilidade.

6. RECURSO CONHECIDO E IMPROVIDO.

7. Sentença mantida por seus próprios e jurídicos fundamentos, com súmula de julgamento servindo de acórdão, na forma do artigo 46 da Lei nº 9.099/95.

8. Diante da sucumbência, nos termos do artigo 55 da Lei dos Juizados Especiais (Lei nº 9.099/95), condeno o recorrente ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, estes fixados em 15% (quinze por cento) do valor da condenação.
Decisão:
CONHECIDO. IMPROVIDO. UNÂNIME
Jurisprudência em Temas:
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -