TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20160910201209APR - (0019676-76.2016.8.07.0009 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
1216534
Data de Julgamento:
14/11/2019
Órgão Julgador:
3ª TURMA CRIMINAL
Relator:
WALDIR LEÔNCIO LOPES JÚNIOR
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 22/11/2019 . Pág.: 176/182
Ementa:

DIREITO PENAL. APELAÇÃO CRIMINAL. HOMICÍDIO CULPOSO. DIREÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR. CULPA. IMPRUDÊNCIA. MATERIALIDADE E AUTORIA COMPROVADAS. INEXISTÊNCIA DE COMPENSAÇÃO DE CULPAS EM SEDE PENAL. PENA DE PROIBIÇAO DE OBTER PERMISSÃO OU HABILITAÇÃO. PROPORCIONALIDADE. RECURSO CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO.

1. Comprovadas a materialidade e a autoria do crime de homicídio culposo na condução imprudente de veículo automotor, deve ser mantida a condenação.

2. Não há que se falar em absolvição do acusado uma vez comprovada, pelas provas periciais e orais colhidas no curso da instrução, a falta de observância do dever de cuidado e a conduta imprudente do apelante na direção de automóvel, que realizou manobra de conversão à esquerda, cruzando a faixa de rolamento contrária, quando as condições de tráfego e segurança não lhe eram favoráveis, o que ocasionou a interceptação da trajetória da motocicleta que trafegava em sua faixa de trânsito e a morte do condutor da motocicleta.

3. Por inexistir compensação de culpas em sede penal, eventual participação culposa das vítimas não tem o condão de elidir a responsabilidade criminal do agente.

4. Apena de proibição para obter permissão ou habilitação para dirigir veículo automotor deve ser reduzida quando não observada a devida proporcionalidade com a pena privativa de liberdade fixada.

5. Apelação criminal conhecida e parcialmente provida.
Decisão:
CONHECIDO. DEU-SE PARCIAL PROVIMENTO. UNÂNIME.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -