TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
PAD00008982019 - (0000167-84.2019.8.07.0000 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
1191361
Data de Julgamento:
26/07/2019
Órgão Julgador:
CONSELHO ESPECIAL NO EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Relator:
ARNOLDO CAMANHO
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 09/08/2019 . Pág.: 51/52
Ementa:

ADMINISTRATIVO. PEDIDO DE RESCISÃO AMIGÁVEL. INDEFERIMENTO. RESCISÃO UNILATERAL DO CONTRATO. OFENSA AOS PRINCÍPIOS DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA DEFESA. ALTERAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DO ATO APÓS A DEFESA PRÉVIA. REJEIÇÃO. TEORIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES. VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO NON BIS IN IDEM. INOCORRÊNCIA. APLICAÇÃO DE PENALIDADE. FUNDAMENTO DIVERSO. CARÁTER COMPENSATÓRIO.

1. Não é cabível a aplicabilidade da rescisão amigável do contrato administrativo, pois tal instituto tem aplicação restrita, não podendo ser admitida quando configurada outra hipótese que dê ensejo à rescisão unilateral ou anulação do ajuste. Inteligência do art. 78, inciso I, da Lei nº 8.666/93.

2. Pela teoria dos motivos determinantes, para que a motivação do ato administrativo seja considerada válida e, por conseguinte, o próprio ato também o seja, os pressupostos fáticos e jurídicos indicados como motivos da decisão devem se verificar na realidade. No caso dos autos, o pressuposto fático apontado como motivador da rescisão unilateral, anteriormente à defesa prévia, já indicava as razões para o impedimento da rescisão amigável, o que afasta a tese de ofensa aos princípios da ampla defesa e do contraditório.

2. Não há que se falar em bis in idem quanto à aplicação de penalidades, porquanto as multas que foram impostas à recorrente em razão dos atrasos na execução contratual têm natureza moratória, ao passo que a multa decorrente da rescisão unilateral possui nítido caráter compensatório.

3. Recurso administrativo não provido.
Decisão:
Negou-se provimento. Unânime.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -