TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20160110591892APC - (0023955-78.2016.8.07.0018 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
1057384
Data de Julgamento:
18/10/2017
Órgão Julgador:
1ª TURMA CÍVEL
Relator:
ROMULO DE ARAUJO MENDES
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 06/11/2017 . Pág.: 127-140
Ementa:

APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO CONSTITUCIONAL. DIREITO ADMINISTRATIVO. DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO DECLARATÓRIA. CONCURSO PÚBLICO. PRELIMINAR. NULIDADE DA SENTENÇA. ANÁLISE DE DOCUMENTOS JUNTADOS POR TERCEIROS. SENTENÇA CASSADA. PSICOTÉCNICO. LAUDO COM ASSINATURA DE APENAS UM PSICÓLOGO. NULIDADE. RECURSO DO AUTOR CONHECIDO E PROVIDO. PREJUDICADO O APELO DO DISTRITO FEDERAL.

1. O Código de Processo Civil é claro ao permitir que as partes instruam o feito com os documentos que considerarem necessários. A partir do momento em que uma das partes é excluída da lide por ter reconhecida sua ilegitimidade, os documentos juntados deverão ser desconsiderados. Assim, sua análise configura error in procedendo, necessário, então o reconhecimento da nulidade da sentença.

2. Desnecessário o retorno dos autos à instância de origem, ante a aplicação do disposto no art. 1.013, §3º, I do CPC, para analisar a questão, pois o processo está devidamente instruído.

3. O interesse de agir consubstancia-se na necessidade e utilidade do feito; bem como na adequação da via eleita.

4. Há que se reconhecer a persistência do interesse processual, uma vez que a utilidade fora afastada em razão de documento que não poderia ter sido apreciado.

5. ASúmula 20 do TJDFT prevê que "a validade do exame psicotécnico está condicionada à previsão legal, à exigência de critérios objetivos e à garantia de recurso administrativo".

6. Considerando a legislação de regência e a previsão editalícia, lícita a realização do exame psicotécnico. Contudo, a Lei nº 4.949/2012, que estabelece normas gerais para realização de concurso público, exige que o exame seja realizado por uma banca com no mínimo três profissionais.

7. Assim, nulo o exame psicotécnico assinado por apenas um psicólogo, sendo necessária realização de novo exame, observados os critérios legais.

8. Reformada a sentença para reconhecer o direito do autor, prejudicada a discussão do Distrito Federal quanto a sucumbência.

9. Reconhecida nulidade da sentença. Sentença cassada. Recurso do autor conhecido e provido. Recurso do Distrito Federal prejudicado.
Decisão:
JULGAMENTO PARCIAL: O e. RELATOR CONHECE DOS RECURSOS, DÁ PROVIMENTO AO APELO DO AUTOR, CASSANDO A SENTENÇA, E, EXAMINANDO O MÉRITO, ACOLHE O PEDIDO, JULGANDO PREJUDICADO O APELO DO DF. O 1º VOGAL ACOMPANHA O RELATOR. O 2º VOGAL DIVERGE, CASSANDO A SENTENÇA, E, NO MÉRITO, REJEITA O PEDIDO, JULGANDO PREJUDICADO O APELO DO DF. O JULGAMENTO PROSSEGUIRÁ NA FORMA DO ART. 942, §1º, DO NCPC. EM CONTINUIDADE DE JULGAMENTO: CONHECER DOS RECURSOS, DAR PROVIMENTO AO APELO DO AUTOR, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR, JULGOU-SE PREJUDICADO O RECURSO DO RÉU, POR MAIORIA, VENCIDOS O 2º E A 3ª VOGAIS. JULGAMENTO REALIZADO NA FORMA DO ART. 942 DO CPC.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -