TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20161010034318APC - (0003383-28.2016.8.07.0010 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
993879
Data de Julgamento:
08/02/2017
Órgão Julgador:
2ª TURMA CÍVEL
Relator:
CESAR LOYOLA
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 15/02/2017 . Pág.: 352/400
Ementa:

CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. BUSCA E APREENSÃO. REVISIONAL DE CLÁUSULAS CONTRATUAL. PURGAÇÃO DA MORA. DESNECESSIDADE. ILEGALIDADE. TARIFA DE CADASTRO. TARIFA DE REGISTRO NO DETRAN.

1.Apelação contra sentença proferida em ação de busca e apreensão que não conheceu da reconvenção proposta pela ré e julgou procedente o pedido inicial da Instituição Financeira, tornando definitiva a decisão liminar que consolidou a propriedade e a posse plena e exclusiva do bem alienado nas mãos do credor fiduciário.

2.O devedor, no bojo da ação de busca e apreensão ajuizada pelo credor fiduciário, por meio de contestação ou de reconvenção, pode invocar a ilegalidade de cláusulas contratuais, não estando esse direito condicionado à purgação da mora, que tem efeitos para a posse e domínio do bem, mas não para o exercício do direito de defesa. Precedentes do e. TJDFT.

3.O c. STJ, no julgamento do REsp 1.251.331/RS, Rel. Ministra MARIA ISABEL GALLOTTI, SEGUNDA SEÇÃO, julgado em 28/08/2013, DJe 24/10/2013, sob o rito dos repetitivos, assentou ser "legítima a estipulação da Tarifa de Cadastro, a qual remunera o serviço de realização de pesquisa em serviços de proteção ao crédito, base de dados e informações cadastrais, e tratamento de dados e informações necessários ao inicio de relacionamento decorrente da abertura de conta de depósito à vista ou de poupança ou contratação de operação de crédito ou de arrendamento mercantil".

4.É ilegal a cobrança da Tarifa de Registro de Contrato no Detran, seja pela ausência de previsão na Resolução 3.919/2010 do Banco Central, seja porque configura prática abusiva e ilegal, pela vantagem exagerada da instituição financeira em detrimento da outra parte contratante, obrigada a arcar com encargos decorrentes da atividade econômica exercida por aquela. Precedentes do TJDFT.

5.De acordo com o art. 42, parágrafo único, do CDC, a repetição em dobro do que foi cobrado indevidamente está condicionada à demonstração de má-fé na cobrança, o que não se verifica na espécie.

6. Apelação parcialmente provida.
Decisão:
DAR PARCIAL PROVIMENTO. UNÂNIME
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -