TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20110910029557APR - (0002896-37.2011.8.07.0009 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
978200
Data de Julgamento:
03/11/2016
Órgão Julgador:
3ª TURMA CRIMINAL
Relator:
JOÃO BATISTA TEIXEIRA
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 09/11/2016 . Pág.: 123/136
Ementa:

PENAL E PROCESSUAL PENAL. HOMICÍDIO CULPOSO NA DIREÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR. EMBRIAGUEZ AO VOLANTE. MATERIALIDADE E AUTORIA COMPROVADAS. AUSÊNCIA DO DEVER DE CUIDADO OBJETIVO. CONDENAÇÃO MANTIDA. APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA CONSUNÇÃO. CRIMES INDEPENDENTES E AUTÔNOMOS. INDEFERIMENTO. APLICAÇÃO DA PENALIDADE DE SUSPENSÃO OU DE PROIBIÇÃO DE SE OBTER A PERMISSÃO OU A HABILITAÇÃO PARA DIRIGIR VEÍCULO AUTOMOTOR EM SUBSTITUIÇÃO A UMA DAS PENAS RESTRITIVAS DE DIREITOS. AUSÊNCIA DE PREVISÃO LEGAL. PENA COGENTE. IMPOSSIBILIDADE. PENALIDADE DE SUSPENSÃO OU DE PROIBIÇÃO DE SE OBTER A PERMISSÃO OU A HABILITAÇÃO PARA DIRIGIR VEÍCULO AUTOMOTOR REDUZIDA. EXECUÇÃO PROVISÓRIA.

1. Inviável o pleito de absolvição do crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor, uma vez que o apelante não observou o dever de cuidado objetivo, porque conduzia seu veículo acima do limite de velocidade da via e em estado de embriaguez, não se podendo atribuir exclusivamente à vítima a culpa pelo acidente.

2. Inaplicável o princípio da consunção, uma vez que o crime de embriaguez ao volante é autônomo e independente e não pode ser absorvido pelo homicídio culposo.

3. Inviável o pleito de substituição de uma das penas restritivas de direitos pela penalidade de suspensão ou de proibição de se obter a permissão ou habilitação para dirigir veículo automotor, por ausência de previsão legal e porque se trata de norma cogente.

4. Reduz-se o prazo da penalidade de suspensão ou de proibição de se obter a permissão ou habilitação para dirigir veículo automotor, para guardar proporcionalidade com a pena privativa de liberdade.

5. Compete ao Juízo de Origem proceder à análise do pedido da Procuradoria de Justiça quanto a execução provisória da pena.

6. Apelação conhecida e parcialmente provida.
Decisão:
CONHECIDO. DEU-SE PARCIAL PROVIMENTO. UNÂNIME.
Termos Auxiliares à Pesquisa:
VÍTIMA ALCOOLIZADA, COMPENSAÇÃO DE CULPAS, CULPA EXCLUSIVA DA VÍTIMA, INCOLUMIDADE F'SICIA, INCOLUMIDADE PÚBLICA.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -