TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20160110782345APC - (0022154-81.2016.8.07.0001 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
1151759
Data de Julgamento:
13/02/2019
Órgão Julgador:
6ª TURMA CÍVEL
Relator:
JOSÉ DIVINO
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 19/02/2019 . Pág.: 443/454
Ementa:

DIREITO CIVIL. RESPONSABILIDADE CIVIL. ERRO MÉDICO. LIBERDADE DE EXPRESSÃO. DANO MORAL. INEXISTENCIA. ABUSO DO DIREITO. INOCORRÊNCIA. REPARAÇÃO DE DANOS DECORRENTES DA REVOGAÇÃO DE LIMINAR. AUSÊNCIA. HONORÁRIOS. ARBITRAMENTO.

I - Diante de colisão de princípios constitucionais - inviolabilidade da intimidade, da honra, da vida privada e da imagem e a liberdade de pensamento, de expressão e de comunicação, independente de censura ou licença prévia - deve o intérprete, em respeito à unidade da Constituição, sopesar os interesses em conflito e dar prevalência àquele que, segundo as circunstâncias jurídicas e reais existentes, revelar-se mais justo, informado pelo princípio da proporcionalidade.

II - A liberdade de manifestação de pensamento possui relevante papel na democracia do país, devendo preponderar sobre o direito de imagem e de honra, quando não verificada a abusividade da publicação e a intenção difamatória.

III - A narração dos fatos não violou o dever de urbanidade e, ainda que tivesse extrapolado os limites do razoável, eventual excesso não daria ensejo a indenização por danos morais, mas, quando muito, a providência de riscá-lo.

IV - O autor responderá pelos prejuízos que a efetivação da tutela de urgência causar à parte adversa, se a sentença lhe for desfavorável e houver prova da ocorrência de danos.

V - A sentença deve condenar os vencidos da ação e da reconvenção a pagar os honorários da parte adversa, conforme art. 85, caput e § 1º, do CPC.

VI - Negou-se provimento ao recurso do autor. Deu-se parcial provimento ao recurso do primeiro réu.
Decisão:
RECURSOS CONHECIDOS. DESPROVIDO O RECURSO DO AUTOR. PROVIDO PARCIALMENTE O RECURSO DO 1º RÉU. UNÂNIME.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -