TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20170110363887APR - (0007997-24.2017.8.07.0016 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
1147545
Data de Julgamento:
31/01/2019
Órgão Julgador:
2ª TURMA CRIMINAL
Relator:
MARIA IVATÔNIA
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 04/02/2019 . Pág.: 99/141
Ementa:

PENAL. PROCESSO PENAL. APELAÇÃO CRIMINAL. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER. AMEAÇA. PRELIMINAR. NULIDADE. AUDIÊNCIA DE RATIFICAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO. RETRATAÇAO TÁCITA. MÉRITO. MATERIALIDADE E AUTORIA COMPROVADAS. PROVA DOCUMENTAL E ORAL. SUFICIÊNCIA. RECURSO CONHECIDO E NÃO PROVIDO.

1. A audiência prevista no art. 16 da Lei 11.340/2006 tem por escopo o ato de retratação da vítima quanto à representação realizada, antes do oferecimento da denúncia, e não à ratificação da representação já oferecida. se não há a iniciativa da vítima de levar ao conhecimento da autoridade policial ou judiciária a vontade de se retratar, seria defeso ao Juízo designar de ofício a realização da referida audiência para que a vítima ratificasse a representação, o que significaria condição de procedibilidade não prevista na Lei 11.340/2006. Preliminar rejeitada. Precedentes STJ.

2. Comprovadas a autoria e a materialidade da conduta criminosa por meio da a prova documental, representada pela ocorrência policial, é harmônica e coerente à prova oral (declaração extrajudicial da vítima, na qual requereu a representação, confirmada em juízo), revela-se perfeita a subsunção dos fatos à tipificação da violência doméstica contra a mulher ocorrida no âmbito de relação íntima de afeto, prevista nos artigos 147 do Código Penal na forma dos artigos 5º, III da Lei 11.340/2006, não havendo que se falar em absolvição do apelante por insuficiência de provas à condenação.

3. Em crimes ocorridos no contexto de violência doméstica, a palavra da vítima assume especial relevância, quando corroborada por outros elementos de prova. Soma-se a isso o próprio comportamento post factum, quando a vítima procura proteção junto à autoridade policial e ao Poder Judiciário - como por exemplo, representando contra o agressor e requerendo abertura de investigação e decretação de medidas protetivas - o qual evidencia a prática delitiva. Precedentes.

4. Recurso conhecido, preliminar rejeitada e, na extensão, não provido.
Decisão:
REJEITADA AS PRELIMINARES. NEGAR PROVIMENTO. UNÂNIME.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -