TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20180910005878APR - (0000576-67.2018.8.07.0009 - Res. 65 CNJ) - Segredo de Justiça
Registro do Acórdão Número:
1125657
Data de Julgamento:
13/09/2018
Órgão Julgador:
1ª TURMA CRIMINAL
Relator:
GEORGE LOPES
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 25/09/2018 . Pág.: 88/94
Ementa:

INFÂNCIA E JUVENTUDE. ATO INFRACIONAL ANÁLOGO A ROUBO COM CONCURSO DE PESSOAS E COM TRANSPORTE DO VEÍCULO PARA OUTRO ESTADO. PRETENSÃO AO RECEBIMENTO DA APELAÇÃO NO DUPLO EFEITO. IMPROCEDÊNCIA. PROVA SATISFATÓRIA DA MATERIALIDADE E AUTORIA. ADEQUAÇÃO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO. SENTENÇA MANTIDA.

1 Menor ao qual se impôs medida socioeducativa de internação em razão da prática de ato infracional análogo ao crime previsto no artigo 157, § 2º, incisos II e IV, do Código Penal. Junto com outro adolescente, ele subtraiu o automóvel, o celular e outros bens pessoais da mulher que o conduzia, abordando-a quando ela saía da casa de uma amiga e ameaçando-a com facas. Em seguida, eles transportaram o veículo para o estado de Goiás.

2 O artigo 215 do Estatuto da Criança e do Adolescente prevê efeito suspensivo apenas quando houver risco de dano irreparável, o que não existe quando a decisão tende a ser mais benéfica ao adolescente para livrá-lo da situação de risco inerente ao ambiente sociofamiliar e educacional que o levou à prática infracional.

3 Embora a vítima não tenha sido capaz de reconhecer o menor, devido ao fato de ter sido abordada pelas costas e a rapidez da ação, a materialidade e a autoria foram demonstradas pela confissão dos menores, corroborando o auto de apreensão em flagrante poucodepois do fato, estando os representados na posse dos bens roubados e das facas usadas para ameaçar a vítima.

4 A gravidade dos fatos, ante a grave ameaça consistente no uso de duas facas para intimidar a vítima, o concurso de pessoas e o transporte do automóvel para outro estado da federação, em cotejo com o contexto social e familiar do inimputável, com diversas passagens anteriores no juízo tutelar, justificam a medida socioeducativa de internação.

5 Apelação não provida.
Decisão:
Apelação não provida.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -