TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20160110381313APC - (0009775-11.2016.8.07.0001 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
1024783
Data de Julgamento:
07/06/2017
Órgão Julgador:
7ª TURMA CÍVEL
Relator:
LEILA ARLANCH
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 19/06/2017 . Pág.: 353-356
Ementa:

CIVIL. PROCESSO CIVIL. AÇÃO DE COBRANÇA. IMPROCEDÊNCIA. ÔNUS DA SUCUMBÊNCIA. GRATUIDADE DE JUSTIÇA. NÃO COMPROVADA A NECESSIDADE. PRÁTICA DE ATO INCOMPATÍVEL COM O PEDIDO. EFEITOS NÃO RETROATIVOS. INDEFERIMENTO. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. REDUÇÃO. INDEVIDA. SENTENÇA MANTIDA.

1 - A Constituição da República determina que o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos, o que não restou demonstrado nos autos, sendo que o recolhimento das custas iniciais e do preparo evidenciam ato incompatível com o pleito. Acaso fossem preenchidos os requisitos legais, a concessão do benefício não retroagiria para alcançar o encargo já fixado na sentença.

2 - O Código de Processo Civil determina que ao fixar os honorários advocatícios se observe o regramento do art. 85, ou seja, arbitramento de percentual mínimo de 10% e máximo de 20%, ora sobre o valor da condenação, ora sobre o proveito econômico obtido e, não sendo possível mensurá-lo, adota-se o valor atualizado da causa, sendo que referidos percentuais são aplicáveis, também, nas hipóteses de improcedência ou julgamento sem resolução do mérito.

3 - In casu, o decisum deu correta aplicabilidade ao referido dispositivo, inexistindo elementos que justifiquem sua alteração para reduzir o montante mínimo aplicado.

4 - Negado provimento ao apelo.
Decisão:
Negar provimento ao apelo. Unânime.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -