TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20140020321145MSG - (0032643-54.2014.8.07.0000 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
864581
Data de Julgamento:
28/04/2015
Órgão Julgador:
CONSELHO ESPECIAL
Relator:
JOÃO TIMÓTEO DE OLIVEIRA
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 11/05/2015 . Pág.: 45
Ementa:

CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. TRABALHISTA. CONCURSO PÚBLICO PARA O METRÔ-DF. EXAME PSICOTÉCNICO. AUSÊNCIA DE PREVISÃO EM LEI EM SENTIDO FORMAL. APLICAÇÃO DAS REGRAS DO CONCURSO PÚBLICO ÀS EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA INTEGRANTES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INDIRETA. ACORDO COLETIVO DE TRABALHO. FORÇA NORMATIVA E POSIÇÃO HIERÁRQUICA DENTRE AS FONTES DE DIREITO.

1. A Constituição Federal instituiu as exceções ao regime jurídico de direito privado das empresas públicas e sociedades de economia mista, ao estabelecer que os cargos e os empregos públicos são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, e que a investidura depende de concurso público, cujas provas serão definidas de acordo com a complexidade e a natureza das atribuições do cargo ou emprego, também na forma prevista pela lei.

2. Em face do arcabouço legislativo aplicável, do princípio do acesso universal aos cargos, empregos e funções públicas e do princípio da legalidade a que está sujeita a Administração Pública, direta ou indireta, o que inclui as empresas públicas e as sociedades de economia mista, a realização do exame psicotécnico está sujeito à reserva legal, cabendo ao legislador ordinário definir os critérios e restrições de ingresso por meio de lei em sentido formal.

3. Consoante já se manifestou o Tribunal Superior do Trabalho, o efeito normativo decorrente do Acordo Coletivo de Trabalho não tem prevalência hierárquica sobre a lei. Ao contrário, a autonomia da vontade coletiva encontra nela o seu fundamento de validade e o seu limite material, não sendo capaz de derrogar preceitos legais, nem dispositivos coligidos no ato constitutivo do Estado brasileiro.

4. Segurança concedida para afastar a eliminação do candidato do concurso público em razão de reprovação na avaliação psicológica.
Decisão:
Segurança concedida por maioria de votos.
Termos Auxiliares à Pesquisa:
VIDE EMENTA. VOTO VENCIDO: DENEGAÇÃO, ANULAÇÃO, AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, CONCURSO PÚBLICO, METRÔ, DF, HIPÓTESE, EMPRESA PÚBLICA, REGIME JURÍDICO, CLT, DESNECESSIDADE, PREVISÃO, LEI, REALIZAÇÃO, EXAME PSICOTÉCNICO, OCUPAÇÃO, EMPREGO PÚBLICO, CONFORMIDADE, CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Referências:
RAMOS DO DIREITO
DIREITO ADMINISTRATIVO, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO PROCESSUAL CIVIL, DIREITO DO TRABALHO, PROC. TRAB. E PREVIDENCIÁRIO
REFERÊNCIAS LEGISLATIVAS
@STF SUM-686 #@TJDFT SUM-20
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -