TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20140111091769APC - (0025667-74.2014.8.07.0018 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
1140787
Data de Julgamento:
28/11/2018
Órgão Julgador:
1ª TURMA CÍVEL
Relator:
SIMONE LUCINDO
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 03/12/2018 . Pág.: 378-381
Ementa:

APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO ADMINISTRATIVO, CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS, MORAIS E ESTÉTICOS. RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO ESTADO. TEORIA DO RISCO ADMINISTRATIVO. ABORDAGEM POLICIAL. RESISTÊNCIA. DISPARO DE ARMA DE FOGO. CULPA EXCLUSIVA DA VÍTIMA RESPONSABILIDADE OBJETIVA AFASTADA. SENTENÇA MANTIDA.

1. Nos termos do § 6º do artigo 37 da Constituição Federal, as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros. Tal responsabilidade objetiva funda-se na teoria do risco administrativo que, por sua vez, admite a mitigação ou mesmo a exclusão do dever de reparar o dano, quando verificada a existência das seguintes situações: i) caso fortuito e força maior; ii) fatos de terceiros e iii) culpa concorrente ou exclusiva da vítima.

2. Demonstrado, no caso concreto, que o autor, após ser abordado por policiais militares, tentou subtrair a arma de um deles e entrou em luta corporal com o outro para se evadir do local, não há que se falar em compensação por danos materiais, morais ou estéticos, devida pelo Estado, porquanto a responsabilidade civil que lhe recai é afastada integralmente, ante a culpa exclusiva da vítima.

3. Apelação conhecida e não provida.
Decisão:
CONHECER E NEGAR PROVIMENTO,UNÂNIME.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -