TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20100710028616APC - (0002813-61.2010.8.07.0007 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
1078902
Data de Julgamento:
28/02/2018
Órgão Julgador:
3ª TURMA CÍVEL
Relator:
ALVARO CIARLINI
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 09/03/2018 . Pág.: 358/363
Ementa:

APELAÇÃO CÍVEL. CERCEAMENTO DE DEFESA. ACIDENTE DE TRÂNSITO. MOTORISTA A TRAFEGAR NA CONTRAMÃO. RESPONSABILIDADE. DANO MORAL. VALOR RAZOÁVEL. JUROS DE MORA. TERMO INICIAL. DATA DO EVENTO DANOSO. ABATIMENTO DA INDENIZAÇÃO DO VALOR REFERENTE AO DPVAT. NECESSIDADE DE COMPROVAÇÃO DE QUE A VÍTIMA EFETIVAMENTE RECEBEU A INDENIZAÇÃO REFERENTE AO SEGURO OBRIGATÓRIO. APÓLICE DE SEGURO PESSOAL. PREVISÃO EXPRESSA DE EXCLUSÃO DOS DANOS MORAIS. VALIDADE.

1. É cabível o julgamento antecipado do mérito nas circunstâncias em que o julgador observar que os elementos probatórios já existentes nos autos são suficientes para a formação de seu convencimento, nos termos do art. 355, inc. I, do CPC, o que descaracteriza o alegado cerceamento de defesa.

2. Evidenciado o nexo de causalidade entre o acidente de trânsito ocorrido e a conduta do motorista que trafegava seu veículo na contramão, deve ser imputada ao referido condutor a responsabilidade pelo incidente.

3. Para quantificar a indenização por danos morais é necessário analisar alguns aspectos para se chegar ao valor adequado e justo, devendo o julgador atentar à extensão do dano ou à intensidade do sofrimento, bem como ao comportamento dos envolvidos, às condições econômicas e sociais das partes e, finalmente, à repercussão do fato. Devem ser observados ainda os princípios da proporcionalidade. Com efeito, caso o evento danoso seja a morte de um filho, o montante arbitrado em valor significativo. Ademais, deve-se levar em consideração a função pedagógico-punitiva da indenização.

4. Em caso de indenização por danos extrapatrimoniais, o termo inicial dos juros de mora começa a fluir da data da lesão (Súmula 54 do Superior Tribunal de Justiça).

5. Para que seja possível o abatimento do valor referente ao DPVAT da indenização fixada pelo Poder Judiciário, é necessária a comprovação de que a vítima efetivamente recebeu a indenização do aludido seguro obrigatório. Precedentes.

6. Na hipótese da apólice de seguro pessoal trazer previsão expressa no sentido de afastar do âmbito de cobertura a indenização por danos morais, não é possível responsabilizar a seguradora pela referida indenização. Enunciado da Súmula nº 402 do Colendo Superior Tribunal de Justiça.

7. Recurso conhecido e não provido.
Decisão:
NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO. UNÂNIME.
Termos Auxiliares à Pesquisa:
SÚMULA 246 DO STJ.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -