TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20150111271667APC - (0002163-80.1993.8.07.0016 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
960051
Data de Julgamento:
17/08/2016
Órgão Julgador:
2ª TURMA CÍVEL
Relator:
LEILA ARLANCH
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 19/08/2016 . Pág.: 189/200
Ementa:

PROCESSUAL CIVIL. SEGUNDOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. OBSCURIDADE OU CONTRADIÇÃO. INEXISTÊNCIA. REITERAÇÃO DA MESMA TESE DE DEFESA E DO APELO. REFUTADA EM SENTENÇA E PELOS ACÓRDÃOS ANTERIORES. IRRESIGNAÇÃO. CARÁTER PROTELATÓRIO. APLICAÇÃO DE MULTA. ACLARATÓRIO REJEITADO.

1 - O novo Código de Processo Civil nasceu do intuito de se modernizar e agilizar o processo judicial brasileiro, tanto que os princípios foram transformados em preceitos normativos.

2 - A pretensão dos jurisdicionados de obterem pronunciamento de mérito justo e efetivo, em prazo razoável, exige que todos comportem-se, previamente, de acordo com a boa-fé e cooperação mútua, incumbindo ao juiz o dever de prevenir e reprimir os atos atentatórios à dignidade dessa almejada justiça.

3 - Ainda que incumba ao relator negar seguimento a recurso que não impugne especificamente os fundamentos do decisum recorrido, quando as razões de embargos de declaração reproduzem a mesma tese exposta na defesa, no apelo e nos primeiros embargos de declaração, que a refutaram de forma coesa e devidamente fundamentada, impõe-se reconhecer o caráter protelatório que reclama a aplicação da multa prevista no § 2º, do art. 1.026, do NCPC. Precedentes do Superior Tribunal de Justiça.

4 - Embargos de declaração rejeitados, com aplicação de multa.
Decisão:
NEGAR PROVIMENTO. UNÂNIME
Jurisprudência em Temas:
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -