TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20150110818740APO - (0020172-15.2015.8.07.0018 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
948409
Data de Julgamento:
15/06/2016
Órgão Julgador:
6ª TURMA CÍVEL
Relator:
CARLOS RODRIGUES
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 21/06/2016 . Pág.: 330/373
Ementa:

APELAÇÃO. REMESSA NECESSÁRIA. MANDADO DE SEGURANÇA. DIREITO ADMINISTRATIVO. ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO. RENOVAÇÃO. HABITE-SE. AVERBAÇÃO NA MATRÍCULA DO IMÓVEL. PRESUNÇÃO DE LEGITIMIDADE DO ATO. PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE DOS ATOS DE REGISTROS CARTORIAIS. DURAÇÃO RAZOÁVEL DO PROCESSO ADMINISTRATIVO.

1. A expedição da "carta de habite-se", por se tratar de ato administrativo, goza da presunção de veracidade e legitimidade, motivo pelo qual as informações nela contida devem ser consideradas válidas e legais até prova em contrário.

2. Aaverbação do "habite-se" na matrícula do imóvel reforça os princípios de presunção e fé pública que regem os registros públicos, transmitindo aos interessados a confiança, a certeza e a verdade dos assentos feitos pelo registrador.

3. Aaverbação do "habite-se" no registro de imóvel também permite a aplicação do princípio da publicidade, conferindo efeitos externos e dando conhecimento do público da regularidade do imóvel, para prevenir a fraude da boa fé de terceiros, impedindo as transmissões fraudulentas e assegurando ao proprietário do imóvel as vantagens econômicas derivadas da certeza do domínio.

4. Identifica-se o direito líquido e certo de funcionamento da empresa impetrante, diante do regular processo de renovação do alvará de funcionamento no órgão competente, não se mostrando razoável, na hipótese em apreço, uma imediata interdição/notificação se a morosidade na renovação é decorrente dos entraves burocráticos da Administração Pública.

5. Recurso e remessa desprovidos.
Decisão:
CONHECIDO. DESPROVIDO. UNÂNIME.
Termos Auxiliares à Pesquisa:
CPC/1973, ENUNCIADO ADMINISTRATIVO NÚMERO 2 DO STJ, NOVO CPC.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -