TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20171010040523APR - (0003961-54.2017.8.07.0010 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
1222820
Data de Julgamento:
12/12/2019
Órgão Julgador:
3ª TURMA CRIMINAL
Relator:
WALDIR LEÔNCIO LOPES JÚNIOR
Revisor:
SEBASTIÃO COELHO
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 19/12/2019 . Pág.: 156/163
Ementa:

PENAL. APELAÇÃO CRIMINAL. PRELIMINAR DE NULIDADE DOS RECONHECIMENTOS FOTOGRÁFICOS REALIZADOS EM SEDE POLICIAL NÃO CONHECIDA. PRECLUSÃO. IRREGULARIDADES NO INQUÉRITO POLICIAL. AUSÊNCIA DE NULIDADE. FURTO QUALIFICADO. MATERIALIDADE E AUTORIA COMPROVADAS. PRESENTE A MAJORANTE INERENTE AO CONCURSO DE AGENTES. CONDENAÇÃO MANTIDA. DOSIMETRIA. AFASTADAS AS CIRCUNSTÂNCIAS JUDICIAIS DA CULPABILIDADE E DOS MAUS ANTECEDENTES. APELAÇÃO PARCIALMENTE CONHECIDA E PARCIALMENTE PROVIDA.

1. Comprovadas, pelo conjunto probatório, a autoria e a materialidade delitiva pela prática do crime de furto qualificado pelo concurso de pessoas, a condenação é medida que se impõe.

2. Na análise da culpabilidade, o juiz deve verificar se o réu extrapolou a normalidade na realização do tipo, se agiu em excesso, além do necessário para obtenção do resultado pretendido, não sendo fundamento idôneo para exasperar a culpabilidade o fato de o furto ser praticado "em plena luz do dia".

3. Para a valoração negativa dos antecedentes, igualmente para o reconhecimento da reincidência, a condenação por crime anterior deve respeitar o período depurador, ou seja, entre a data do cumprimento da pena e a da infração posterior não pode ter decorrido período de tempo superior a 5 (cinco) anos.

4. A causa de redução de pena prevista no art. 155, § 2º, do Código Penal, incide quando presentes a primariedade do réu e o pequeno valor da res furtiva, requisitos que devem ser somados.

5. Apelação criminal parcialmente conhecida e parcialmente provida.
Decisão:
RECURSO PARCIALMENTE CONHECIDO E DADO PARCIAL PROVIMENTO. UNÂNIME
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -