TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20170110292896APR - (0005650-18.2017.8.07.0016 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
1127830
Data de Julgamento:
20/09/2018
Órgão Julgador:
1ª TURMA CRIMINAL
Relator:
GEORGE LOPES
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 08/10/2018 . Pág.: 825/832
Ementa:

PENAL. AMEAÇA E VIAS DE FATO EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR. LEI MARIA DA PENHA. ALEGAÇÃO DE NULIDADES: (1) INIMPUTABILIDADE OU SEMI-IMPUTABILIDADE DO RÉU; (2) NEGATIVA DOS BENEFÍCIOS DA TRANSAÇÃO PENAL OU DA SUSPENSÃO CONDICIONAL DO PROCESSO NA CONTRAVENÇÃO PENAL; (3) FALTA DE MENÇÃO ÀS VIAS DE FATO NA PORTARIA QUE INSTAUROU O INQUÉRITO POLICIAL; (4) AUSÊNCIA DE PROPOSTA DE ADESÃO ÀS ATIVIDADES DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS E AOS AUTOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA (NAFAVD). PROVA SATISFATÓRIA DA MATERIALIDADE E AUTORIA. CRÍTICA À DOSIMETRIA. GRATUIDADE DE JUSTIÇA. COMPETÊNCIA DA VARA DE EXECUÇÕES PENAIS. SENTENÇA PARCIALMENTE REFORMADA.

1 Réu condenado por infringir os artigos 147 do Código Penal e 21 da Lei de Contravenções Penais, depois de ameaçar a ex-mulher e chutar a perna.

2 Não se acolhe a alegação de inimputabilidade ou semi-inimputabilidade exclusivamente pelo fato de o agente possuir capacidade intelectual deficitária. A instauração de incidente de insanidade mental só é cabível quando a grave deficiência mental possa ser notada durante a instrução criminal.

3 A expressão "crimes" contida no artigo 41, da Lei 11.340/2006, abrange a vedação genérica da transação penal e da suspensão condicional do processo a qualquer infração penal, contravenção ou crime cometido no contexto da violência doméstica e familiar contra a mulher.

4 O inquérito policial, nada obstante a relevância na apuração de crimes, é peça instrumental informativa, de sorte que eventuais nulidades porventura ocorridas durante a investigação não contaminam a ação penal instaurada, se não demonstrado prejuízo efetivo às partes.

5 Não se reconhece a nulidade por cerceamento de defesa pela falta de proposta de adesão ao Núcleo de Atendimento às Famílias e aos Autores de Violência Doméstica - NAFAVD, como medida atenuante da pena. A Defesa teve várias chances de alegar a questão em juízo, mas só suscitou a questão no recurso ao Tribunal, implicando a preclusão da matéria.

6 A materialidade e a autoria dos fatos se evidenciaram na palavra firme e coerente da vítima, revelando-se a idoneidade da ameaça ao incutir legítimo terror à ofendida, levando-a a proceder ao registro de ocorrência e requerer medidas protetivas de urgência. A exaltação de ânimo do réu não afasta a tipicidade, pois nem emoção nem paixão excluem a imputabilidade.

7 Reduz-se a pena quando presente a menoridade relativa do réu. A concessão de justiça gratuita deve ser formulada perante o Juízo da Execução Penal, órgão competente para verificar a condição de hipossuficiência econômica do réu, quando não suscitada durante a discussão da causa.

8 Apelação parcialmente provida.
Decisão:
Apelação provida em parte.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -