TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20160310100212APR - (0009769-95.2016.8.07.0003 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
1115985
Data de Julgamento:
19/07/2018
Órgão Julgador:
2ª TURMA CRIMINAL
Relator:
ROBERVAL CASEMIRO BELINATI
Revisor:
JOÃO TIMÓTEO DE OLIVEIRA
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 14/08/2018 . Pág.: 151/161
Ementa:


APELAÇÃO CRIMINAL. CRIME DE ROUBO. SENTENÇA CONDENATÓRIA. RECURSO DA DEFESA. PLEITO DE DESCLASSIFICAÇÃO PARA O CRIME DE FURTO. IMPOSSIBILIDADE. GRAVE AMEAÇA COMPROVADA. PLEITO ABSOLUTÓRIO. APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA. IMPOSSIBILIDADE. CRIME COMPLEXO. PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO E DA INTEGRIDADE DA PESSOA. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. INVIABILIDADE. REQUISITOS NÃO ATENDIDOS. PENA. REDUÇÃO. IMPOSSIBILIDADE. MÍNIMO LEGAL. RECURSO CONHECIDO E NÃO PROVIDO.

1. Inviável a desclassificação do crime de roubo simples para o delito de furto se devidamente comprovada a grave ameaça para subtrair os pertences da vítima.

2. Em crimes contra o patrimônio, geralmente cometidos à ausência de testemunhas, a palavra da vítima possui especial relevo probatório, notadamente quando corroboradas por outros elementos.

3. A aplicação do princípio da insignificância não é cabível no crime de roubo, em razão da violência ou grave ameaça a ele inerente, e por serem tuteladas, além do patrimônio, a integridade física e moral da vítima.

4. Não há que se falar em arrependimento posterior nos termos do artigo 16 do Código Penal, se comprovada a grave ameaça e se não houve a restituição por ato voluntário do réu.

5. Aplicada a reprimenda no mínimo legal, não há como reduzi-la aquém desse patamar.

6. Recurso da Defesa conhecido e não provido para mantera sentença que condenou o réu como incurso nas sanções dos artigos 157, caput, do Código Penal, à pena de 04 (quatro) anos de reclusão, em regime aberto, e 10 (dez) dias-multa, à razão mínima.
Decisão:
(RECURSO CONHECIDO E NÃO PROVIDO. UNÂNIME)
Termos Auxiliares à Pesquisa:
EFICÁCIA DA AMEAÇA, CONDIÇÕES DA VÍTIMA, IDADE DA VÍTIMA, SEXO DA VÍTIMA, COMPLEIXÃO FÍSICA DA VÍTIMA, LOCAL DO CRIME, HORÁRIO DO CRIME, CONSIDERAÇÃO NO CASO CONCRETO, NECESSIDADE.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -