TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20170110186536APC - (0005170-85.2017.8.07.0001 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
1109326
Data de Julgamento:
04/07/2018
Órgão Julgador:
3ª TURMA CÍVEL
Relator:
ALVARO CIARLINI
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 20/07/2018 . Pág.: 303/306
Ementa:

APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. AUSÊNCIA DE IMPUGNAÇÃO ESPECÍFICA AOS FUNDAMENTOS DA SENTENÇA. NÃO CONHECIMENTO DO RECURSO. MÁ PRESTAÇÃO DE SERVIÇO. DANOS EXTRAPATRIMONIAIS. QUANTIFICAÇÃO.

1. Hipótese em que o correntista solicitou a transferência de valores entre suas contas correntes localizadas no Brasil e em Miami (EUA), tendo havido atraso superior a um mês para a concretização da operação.

2. Em observância ao princípio da dialeticidade, previsto no art. 1010, incisos II e III, do CPC, a apelação deverá conter os fundamentos de fato e de direito pelos quais a parte entende que a decisão impugnada deverá ser reformada. Assim, é atribuição da parte recorrente demonstrar os motivos do alegado desacerto da decisão recorrida, pois, ao contrário, não poderá haver o conhecimento do recurso.

3. A apelação que deduz razões fáticas e jurídicas não associadas à matéria decidida na sentença recorrida não está submetida ao princípio da dialeticidade e, por isso, não pode ser conhecida.

4. A má prestação de serviço que resultou na indisponibilidade de vultosa quantia por período superior a um mês gera prejuízos além do meramente financeiro, havendo notória violação da esfera extrapatrimonial do autor.

5. O arbitramento da indenização por danos morais ocorre em duas fases: na primeira, deve-se levar em consideração julgados promanados a respeito da questão; na segunda, analisam-se as circunstâncias específicas do caso, quais sejam: a) dimensão do dano; b) culpabilidade do agente; c) culpa concorrente da vítima; e d) posição política, social e econômica das partes envolvidas.

6. Recurso interposto pela ré não conhecido. Recurso manejado pelo autor conhecido e parcialmente provido.
Decisão:
NÃO CONHECER DO RECURSO DA RÉ. CONHECER E DAR PROVIMENTO AO RECURSO DA AUTORA, UNÂNIME
Termos Auxiliares à Pesquisa:
FALHA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO, SERVIÇO BANCÁRIO, MÉTODO BIFÁSICO, REPARAÇÃO DE DANOS.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -