TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20160111127122APC - (0032532-96.2016.8.07.0001 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
1073886
Data de Julgamento:
07/02/2018
Órgão Julgador:
2ª TURMA CÍVEL
Relator:
SANDRA REVES
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 15/02/2018 . Pág.: 371/385
Ementa:

APELAÇÃO. DIREITO CIVIL. PLANO DE SAÚDE DE AUTOGESTÃO. INAPLICABILIDADE DO CDC. CIRURGIA DE AVANÇO MAXILO-MANDIBULAR. INSTALAÇÃO DE APARELHO ORTODÔNTICO. INDICAÇÃO MÉDICA. REEMBOLSO DEVIDO. RECUSA INDEVIDA DE COBERTURA. CLÁUSULA CONTRATUAL ABUSIVA. DEVER DE REPARAR DANOS MATERIAIS E MORAIS. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO.

1. O Código de Defesa do Consumidor não incide nas relações jurídicas firmadas entre plano de saúde constituído sob a modalidade de autogestão e seus beneficiários, haja vista que as referidas entidades não visam lucro, tendo como fim precípuo a promoção e o barateamento do acesso à saúde a um determinado grupo de beneficiários e de seus dependentes. Precedente do c. Superior Tribunal de Justiça.

2. A instalação de aparelho ortodôntico com o objetivo de tratar paciente com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) não configura hipótese de mero tratamento odontológico, mormente quando indicada por médico-assistente, sendo indevida a recusa da operadora de plano de saúde em custear tal tratamento ao segurado, por exigência do art. 12, inciso I, alínea "b", e inciso II, alínea "e", da Lei 9.656/98.

3. Demonstrada a ocorrência dos danos materiais, é obrigação da operadora de plano de saúde reparar os prejuízos experimentados pelo contratante, por meio do ressarcimento dos gastos por ele realizados com cirurgia prescrita por médico-assistente.

4. Se a indenização por danos morais é fixada em patamar razoável, em face das circunstâncias da lide, respeitando-se os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, bem como sua natureza compensatória e igualmente dissuasória, deve ser mantido o quantum arbitrado em sentença.

5. Recurso conhecido e desprovido. Honorários majorados.
Decisão:
NEGAR PROVIMENTO. UNÂNIME
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -