TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20110112286612APO - (0007838-85.2011.8.07.0018 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
814273
Data de Julgamento:
20/08/2014
Órgão Julgador:
3ª TURMA CÍVEL
Relator:
NÍDIA CORRÊA LIMA
Revisor:
GETÚLIO DE MORAES OLIVEIRA
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 27/08/2014 . Pág.: 121
Ementa:

CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO. PRISÃO ILEGAL. DANOS MORAIS E MATERIAIS CONFIGURADOS. RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO ESTADO. QUANTUM INDENIZATÓRIO. À TÍTULO DE DANOS MORAIS. REDUÇÃO. NÃO CABIMENTO.

1.Tendo em vista que a parte autora fundamenta a pretensão indenizatória na ilegalidade da representação apresentada pela autoridade policial e na manutenção indevida de seu encarceramento, por vários dias, nada obstante a constatação do equívoco de sua prisão, tem-se por configurada a legitimidade do Distrito Federal para figurar no polo passivo da demanda.

2.Aresponsabilidade do Estado por atos de seus agentes é objetiva, consoante preceitua o artigo 37, § 6º, da Constituição Federal.

3.Por força das disposições contidas no artigo 37, § 6º da Constituição Federal, o Distrito Federal deve ser responsabilizado objetivamente pelos danos materiais e morais experimentados pela parte autora, em virtude de haver sido mantido recolhida em estabelecimento prisional, por cerca de 10 (dez) dias, nada obstante já estivesse confirmado o equívoco quanto à representação na qual foi requerida a decretação da prisão preventiva.

4.Para a fixação do quantum devido a título de indenização por danos morais, deve o magistrado levar em consideração as condições pessoais das partes, a extensão do dano experimentado, bem como o grau de culpa dos réus para a ocorrência do evento, justificando-se a redução do valor arbitrado quando não observados os princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

6.Remessa Oficial e Recurso de Apelação conhecidos e não providos.
Decisão:
CONHECER. NEGAR PROVIMENTO AO APELO E REMESSA. UNÂNIME.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Referências:
RAMOS DO DIREITO
DIREITO ADMINISTRATIVO, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -