TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20080111659288APC - (0004843-58.2008.8.07.0001 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
632476
Data de Julgamento:
27/06/2012
Órgão Julgador:
3ª Turma Cível
Relator:
MARIO-ZAM BELMIRO
Relator Designado:
NÍDIA CORRÊA LIMA
Revisor:
NÍDIA CORRÊA LIMA
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 26/11/2012 . Pág.: 161
Ementa:
CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO. DOAÇÃO DE CÓRNEAS. DESCARTE SOB A ALEGAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO COM VIRUS HIV. INFORMAÇÃO ERRÔNEA PRESTADA A TERCEIROS. DANOS MORAIS CONFIGURADOS. QUANTUM INDENIZATÓRIO. MANUTENÇÃO.
1.Segundo o Código de Ética Médica e o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é vedada a revelação de fato sigiloso conhecido em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, da pessoa envolvida, proibição esta que é aplicável mesmo nos casos de falecimento do paciente
2.Configura ato ilícito, passível de causar danos de ordem moral, o fornecimento de informações, por telefone e a terceiros, acerca de descarte das córneas sob a alegação de contaminação pelo vírus HIV, ainda mais quando se tratar de exame inconclusivo.
3.A fixação do quantum indenizatório deve ser realizada mediante prudente arbítrio do magistrado, levando-se em consideração o grau de culpa para a ocorrência do evento, a extensão do dano sofrido e as condições pessoais das partes envolvidas, não havendo justificativa para a redução da verba quando observados os princípios da proporcionalidade e razoabilidade.
4.Apelação Cível conhecida e não provida.
Decisão:
CONHECER. NEGAR PROVIMENTO, MAIORIA. VENCIDO O RELATOR, REDIGIRÁ O ACÓRDÃO A REVISORA.
Termos Auxiliares à Pesquisa:
CONFIRMAÇÃO, DANO MORAL, ERRO, DIVULGAÇÃO, INFORMAÇÃO SIGILOSA, TERCEIRO, CONTAMINAÇÃO, HIV, FALECIDO, INEXISTÊNCIA, COMPROVAÇÃO, RESULTADO, EXAME, OCORRÊNCIA, VIOLAÇÃO, DIREITO FUNDAMENTAL, PREENCHIMENTO, REQUISITOS, RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. VOTO VENCIDO: PROCEDÊNCIA, EXCLUSÃO, DANO MORAL, INOCORRÊNCIA, NEGLIGÊNCIA, DESCARACTERIZAÇÃO, RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Referências:
RAMOS DO DIREITO
AD#CV#PC
OBSERVAÇÃO
TJDFT APC-20090111145769
REFERÊNCIAS LEGISLATIVAS
CF-88@ART- 37 PAR- 6
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -