TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20120111534289APC - (0042237-60.2012.8.07.0001 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
680678
Data de Julgamento:
22/05/2013
Órgão Julgador:
1ª Turma Cível
Relator:
ALFEU MACHADO
Revisor:
FLAVIO ROSTIROLA
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 04/06/2013 . Pág.: 68
Ementa:
DIREITO CIVIL. CONSUMIDOR. APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO REVISIONAL DE CONTRATO BANCÁRIO. ARRENDAMENTO MERCANTIL. PEDIDO DE DESCARACTERIZAÇÃO DO CONTRATO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL. IMPROCEDÊNCIA. NULIDADE DA CLÁUSULA QUE ESTABELECE O PAGAMENTO ANTECIPADO DO VALOR RESIDUAL GARANTIDO. IMPROCEDÊNCIA. ALEGAÇÃO DE CAPITALIZAÇÃO INDEVIDA DE JUROS. IMPERTINÊNCIA. CONTRATO EM QUE NÃO HÁ INCIDÊNCIA DE JUROS REMUNERATÓRIOS DE CAPITAL. COBRANÇA DE TARIFA DE CADASTRO, INSERÇÃO DE GRAVAME, E SERVIÇO DE CORRESPONDENTE PRESTADO À FINANCIERA. AUSÊNCIA DE CONTRAPRESTAÇÃO. ABUSIVIDADE.

1. Não há vício que desnature o contrato de arrendamento mercantil, sub judice, que observa todas as características essenciais, previstas no art. 5º da Lei 6.099/74, quais sejam: prazo certo; valor específico das contraprestações mensais; opção de compra ou renovação de contrato, como faculdade do arrendatário; e preço para opção de compra.

2. É pacifico o entendimento de que a estipulação de cláusula que antecipa o pagamento do Valor Residual Garantido - VRG, diluindo-o nas parcelas da avença, não descaracteriza o contrato de arrendamento mercantil, e não representa prática abusiva, tratando-se de matéria sedimentada no enunciado da Súmula 293 do egrégio STJ

3. É descabida a alegação de incidência de juros extorsivos e indevidamente capitalizados em contratos de arrendamento mercantil, por não incidir quaisquer índices de juros remuneratórios de capital nesta modalidade contratual, sendo que a prestação mensal é composta pelo Valor Residual Garantido antecipado, que será devido apenas ao final com o exercício da opção de compra, e pela contraprestação mensal pela utilização do bem arrendado, que é a remuneração pela concessão do crédito.

4. É abusiva e nula de pleno direito a cláusula contratual que prevê a cobrança de tarifa de cadastro, porque tem como causa de incidência a simples concessão do crédito ao consumidor, sendo estabelecida em benefício único da instituição financeira, como forma de custear serviços meio, próprios de sua atividade econômica, e de reduzir seus riscos com a contratação. (artigo 51, inciso IV, e §1º, inciso III, do CDC, e artigos 421 e 422 do CC)

5. Também são nulas as cláusulas que prevêem a cobrança de encargo por inserção de gravame e por serviço prestado por correspondente da arrendadora, quando não representam serviços efetivamente prestados em benefício do consumidor, à luz do artigo 51, inciso IV, e §1º, inciso III, do CDC, e artigos 421 e 422 do CC.

6. Recurso conhecido e parcialmente provido.
Decisão:
CONHECER E DAR PARCIALMENTE PROVIMENTO, UNÂNIME
Termos Auxiliares à Pesquisa:
IMPROCEDÊNCIA, DESCARACTERIZAÇÃO, CONTRATO, ARRENDAMENTO MERCANTIL, DECORRÊNCIA, ANTECIPAÇÃO, VRG, CONHECIMENTO, CONSUMIDOR, CLÁUSULA, CONTRATO, PAGAMENTO ANTECIPADO, ENTENDIMENTO, STJ, REGULARIDADE, MEDIDA. IMPROCEDÊNCIA, DISCUSSÃO, CAPITALIZAÇÃO DE JUROS, CONTRATO, ARRENDAMENTO MERCANTIL, DIVERSIDADE, NATUREZA, CONTRATO, FINANCIAMENTO, ENTENDIMENTO, JURISPRUDÊNCIA. PROCEDÊNCIA, NULIDADE, CLÁUSULA, COBRANÇA, TARIFA, CADASTRO, GRAVAME, SERVIÇO, CORRESPONDÊNCIA, CARACTERIZAÇÃO, SERVIÇO, INTEGRAÇÃO, ATIVIDADE, BANCO, ABUSIVIDADE, VIOLAÇÃO, BOA-FÉ OBJETIVA, FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Referências:
RAMOS DO DIREITO DIREITO CIVIL, DIREITO PROCESSUAL CIVIL OBSERVAÇÃO TJDFT APC-20110910241736 TJDFT APC-20120110256115 TJDFT APC-20080710301864 REFERÊNCIAS LEGISLATIVAS @STJ SUM-293 #CDC-90@ART- 51 INC- 4 PAR- 1 INC- 3#CC-2002@ART- 421 ART- 422
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -