TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20080110589928APC - (0025393-74.2008.8.07.0001 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
858671
Data de Julgamento:
25/03/2015
Órgão Julgador:
5ª TURMA CÍVEL
Relator:
SEBASTIÃO COELHO
Revisor:
MARIA DE LOURDES ABREU
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 07/04/2015 . Pág.: 236
Ementa:

DIREITO ADMINISTRATIVO. CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO. NOVO EXAME. RECURSO ESPECIAL REPETITIVO. TRIBUTÁRIO. ICMS. CREDITAMENTO. EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÃO. MATÉRIA DISCUTIDA NO RECURSO ESPECIAL REPRESENTATIVO DE CONTROVÉRSIA. DIREITO AO CREDITAMENTO DO IMPOSTO DE ICMS. ENERGIA ELÉTRICA. NÃO CUMULATIVIDADE. ACÓRDÃO PARCIALMENTE REFORMADO.

1. O art. 1º do Decreto 640/62 equiparou os serviços de telecomunicações, para todos os efeitos legais, à indústria básica.

2. O art. 33, II, "b", da Lei Complementar n. 87/96, dispõe sobre a possibilidade de creditamento de ICMS, relativamente à obtenção de energia elétrica, no caso em que a empresa a utilize no processo de industrialização.

3. O Superior Tribunal de Justiça, no julgamento do recurso especial representativo de controvérsia n. 1.201.635/MG, firmou entendimento de que os serviços de telecomunicações são equiparados, para todos os efeitos, à indústria básica, nos termos do artigo 1° do Decreto n. 640/1962, normativo este compatível com o Código Tributário Nacional e com a legislação superveniente. Portanto, o ICMS incidente sobre a energia elétrica consumida pelas empresas de telefonia, que promovem processo industrial, pode ser creditado para abatimento do imposto devido quando da prestação de serviços.

4. Aenergia elétrica utilizada pelas empresas que exercem atividades de telecomunicações e utilizam-se de elemento essencial no processo de produção de seus serviços, revelando-se patente o direito ao creditamento do ICMS, em observância ao princípio da não cumulatividade.

5. Recurso do apelante/réu desprovido. Recurso da apelante/autora parcialmente provido.











Decisão:
CONHECER. NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO DO DISTRITO FEDERAL. DAR PARCIAL PROVIMENTO AO RECURSO DA PARTE AUTORA. UNÂNIME
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Referências:
RAMOS DO DIREITO
DIREITO ADMINISTRATIVO, DIREITO CIVIL, DIREITO PROCESSUAL CIVIL, DIREITO TRIBUTÁRIO
REFERÊNCIAS LEGISLATIVAS
@STJ SUM-112
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -