TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20150111243557APC - (0036096-20.2015.8.07.0001 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
1030078
Data de Julgamento:
28/06/2017
Órgão Julgador:
5ª TURMA CÍVEL
Relator:
SILVA LEMOS
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 17/07/2017 . Pág.: 398/401
Ementa:

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. IMPOSSIBILIDADE DE EMBARCAR EM AERONAVE COM ARMA DE FOGO. CUMPRIMENTO DAS NORMAS. AUTORIZAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL. CARACTERIZAÇÃO DE DANOS MATERIAIS E MORAIS. INDENIZAÇÃO DEVIDA. DANOS MORAIS. QUANTUM. RAZOABILIDADE E PROPORCIONALIDADE. HONORÁRIOS. REDIMENSIONAMENTO.

1. Estando o contrato submetido às regras do Código de Defesa do Consumidor, a responsabilidade do apelante é objetiva, nos termos do artigo 14 do referido diploma. Assim sendo, a ocorrência dos danos restará configurada caso reste comprovado o nexo de causalidade e o dano sofrido pela apelada, não se perquirindo a existência de dolo ou culpa.

2. Houve uma má prestação de serviço da empresa aérea, uma vez que mesmo após os autores/apelados terem obtido a autorização da Polícia Federal para embarcarem com as armas de fogo, a empresa aérea não permitiu o embarque, ainda com a aeronave em solo. Essa conduta da ré demonstra que o serviço prestado foi faltoso e desrespeitoso com os consumidores, quando negligenciou em resolver a questão em tempo hábil, impossibilitando-os de embarcarem na aeronave.

3. A fixação da indenização por danos morais deve observar os critérios de razoabilidade e de proporcionalidade, além de atender ao caráter compensatório no tocante à vítima e à função punitiva e preventiva em relação ao causador do dano.

4. Comprovado o prejuízo patrimonial decorrente do evento danoso, é devida a indenização por danos materiais.

5. Recurso conhecido e desprovido.
Decisão:
CONHECER. NEGAR PROVIMENTO. UNÂNIME.
Termos Auxiliares à Pesquisa:
SÚMULA 37 DO STJ, CUMULAÇÃO, CHECK IN.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -