TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20150310261994APR - (0025691-16.2015.8.07.0003 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
975834
Data de Julgamento:
20/10/2016
Órgão Julgador:
2ª TURMA CRIMINAL
Relator:
JOÃO TIMÓTEO DE OLIVEIRA
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 27/10/2016 . Pág.: 101/132
Ementa:

PENAL. PROCESSO PENAL. CRIME DE LESÕES CORPORAIS SIMPLES E LESÕES CORPORAIS PRATICADAS EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR. ART. 129, CAPUT E §9º, DO CÓDIGO PENAL. CRIME DE AMEAÇA. ART. 147 DO CÓDIGO PENAL. AUTORIA E MATERIALIDADE COMPROVADAS PELO CONJUNTO PROBATÓRIO ENCARTADO NOS AUTOS. PALAVRA DA VÍTIMA. VIOLENTA EMOÇÃO DURANTE DISCUSSÃO ACALORADA. AUSÊNCIA DE PROVA DO PARENTESCO ENTRE VÍTIMA E AGRESSOR.

1. Os crimes de lesões corporais restaram devidamente comprovados pela prova oral produzida nos autos, destacando-se que a palavra da vítima assume especial relevância, quando corroborada por outros elementos de prova, como o laudo de exame de corpo de delito que confirma as lesões relatadas pela ofendida e as declarações da testemunha policial.

2. O crime de ameaça configura-se no momento em que a vítima toma conhecimento do propósito do agente em lhe causar mal injusto e grave, pouco importando se o sujeito ativo encontra-se emocionalmente alterado ou em acalorada discussão, ou se o agente tinha ou não a intenção de consumar o mal prometido.

3. Para caracterizar a circunstância agravante do art. 61, inciso II, alínea e, do Código Penal (crime cometido contra descendente), é necessário a indicação do registro público como forma de comprovação da filiação, afastando-se a prova testemunhal sobre o estado das pessoas naturais.

4. A circunstância agravante prevista no art. 61, inciso II, alínea f, do Código Penal (crime cometido em contexto de violência doméstica e familiar) é incompatível com o crime de lesões corporais qualificado do art. 129, §9º, do Código Penal, sob pena de bis in idem.

5. Apelação a que se dá parcial provimento.
Decisão:
DAR PARCIAL PROVIMENTO. UNÂNIME
Termos Auxiliares à Pesquisa:
Bebida alcoólica, consumindo drogas, Lei Maria da Penha.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -