TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20140110885854APC - (0021437-86.2014.8.07.0018 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
930446
Data de Julgamento:
09/03/2016
Órgão Julgador:
6ª TURMA CÍVEL
Relator:
HECTOR VALVERDE SANTANNA
Revisor:
ANA MARIA AMARANTE
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 08/04/2016 . Pág.: 243/290
Ementa:

DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO. ACUMULAÇÃO DE PROVENTOS DE APOSENTADORIA. TÉCNICO DE APOIO DE ATIVIDADE DA POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL E PROFESSOR DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. IMPOSSIBILIDADE. CONCESSÃO DE APOSENTADORIA. ATO COMPLEXO. DECADÊNCIA. NÃO OCORRÊNCIA. SENTENÇA MANTIDA

1. A acumulação de cargos públicos é admitida em hipóteses taxativas pelo art. 37, inciso XVI Constituição Federal. No âmbito do Distrito Federal, o art. 46, II, da Lei Complementar nº 840/2011 permite a cumulação de um cargo de professor com um técnico ou científico.

2. A natureza técnica do cargo qualifica-se pela necessidade de conhecimento específico na área de atuação profissional, expressa pela exigência de habilitação específica de nível superior ou pelas atribuições condizentes com esta habilitação.

3. A denominação de "técnico" atribuída ao cargo não confere, por si só, a natureza técnica para fins de acumulação lícita de cargos públicos. Exige-se também a utilização de métodos organizados que se apoiam em conhecimentos científicos correspondentes

4. Consoante a Súmula nº 6 deste e. Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, ausente a exigência de prévio domínio de determinado e específico campo de conhecimento, inexiste a natureza técnica do cargo, mostrando-se incabível a acumulação.

5. A concessão de aposentadoria é ato administrativo complexo, que somente se aperfeiçoa com o julgamento de sua legalidade pelo Tribunal de Contas; portanto, somente a partir da decisão final deste é que começaria a fluência do prazo decadencial.

6. Apelação desprovida.
Decisão:
CONHECIDO. DESPROVIDO. UNÂNIME.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -