TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20140111676976APC - (0041292-05.2014.8.07.0001 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
866003
Data de Julgamento:
06/05/2015
Órgão Julgador:
3ª TURMA CÍVEL
Relator:
GILBERTO PEREIRA DE OLIVEIRA
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 12/05/2015 . Pág.: 274
Ementa:

E M E N T A





DIREITO PROCESSUAL CIVIL. INDEFERIMENTO DA INICIAL. EXTINÇÃO DO PROCESSO SEM RESOLUÇÃO DO MÉRITO. PRAZO PRA EMENDA. NATUREZA DILATÓRIA. PRINCÍPIO DA CELERIDADE E DA ECONOMIA PROCESSUAL. SENTENÇA CASSADA. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO.





I. O prazo para emenda da inicial possui natureza dilatória, de sorte que a determinação do art. 284 do CPC, o qual assinala o lapso temporal de 10 (dez) dias, pode, conforme as peculiaridades do caso concreto, ser majorada, por determinação do Juízo competente.



II. A conduta do Juízo de origem que julgou extinto o processo, sem julgamento do mérito, sob o fundamento de que a parte exeqüente não teria atendido à determinação judicial que ordenou a emenda a inicial, ainda que houvesse pedido da parte pela dilação do prazo, viola, sem dúvida, os princípios da celeridade e da economia processual.



III. Inegavelmente, a extinção do feito pelo simples motivo de não terem sido cumpridas as determinações judiciais no prazo de 10 (dez) dias, pode ensejar outras demandas com igual teor, o que, certamente, não é benéfico seja para parte requerente, para o Poder Judiciário ou até mesmo para sociedade



IV. Deste modo, é medida que se impõe a cassação da sentença, a fim de que oportunizado à parte recorrente o cumprimento das determinações judiciais no prazo solicitado, qual seja 30 (trinta) dias.



V. Recurso conhecido e provido, para cassar a sentença, permitindo aos exeqüentes-apelantes o cumprimento das determinações judiciais do Juízo de origem no prazo de 30 (trinta) dias.
Decisão:
CONHECER E DAR PROVIMENTO, UNÂNIME.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Referências:
RAMOS DO DIREITO DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -