TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20120110259445APC - (0007714-22.2012.8.07.0001 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
672770
Data de Julgamento:
17/04/2013
Órgão Julgador:
5ª Turma Cível
Relator:
ROMEU GONZAGA NEIVA
Revisor:
ANGELO PASSARELI
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 29/04/2013 . Pág.: 119
Ementa:
BUSCA E APREENSÃO. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA. NOTIFICAÇÃO. PURGA DA MORA. PAGAMENTO INTEGRAL. REVISIONAL. EFEITOS DA MORA. AFASTAMENTO. AUSÊNCIA. CONEXÃO. NÃO OCORRÊNCIA. PREJUDICIALIDADE EXTERNA.
1. Comprovada a mora de forma satisfatória, pela remessa de notificação para o endereço constante do contrato entabulado entre as partes e pelo protesto, aplicam-se as determinações da legislação de regência, que prevê o prazo de cinco dias, após a concessão da liminar, para o devedor purgar a mora.
2.O devedor fiduciante poderá pagar a integralidade da dívida pendente, prestações vencidas e vincendas, hipótese na qual o bem lhe será restituído livre do ônus (Inteligência do art. 3º, § 2º, do Decreto-Lei nº 911/69).
3. O pagamento incompleto ou o simples ajuizamento de ação revisional não se presta a afastar os efeitos da mora.
4. Considerando-se que não há conexão, mas apenas prejudicialidade externa, quanto às ações de revisão de contrato e de busca e apreensão, é certo que, se encontrando sentenciado o primeiro feito, não há objeção à análise do segundo, cuja causa de pedir é o inadimplemento contratual. As matérias, portanto, não se confundem.
5.Recurso desprovido. Unânime.
Decisão:
CONHECER. NEGAR PROVIMENTO. UNÂNIME
Sucessivo ao:
495504
Termos Auxiliares à Pesquisa:
PROCEDÊNCIA, DEPÓSITO PARCIAL, PRESTAÇÃO, AÇÃO REVISIONAL, CONTRATO BANCÁRIO, DESCABIMENTO, AFASTAMENTO, EFEITOS DA MORA, NECESSIDADE, DILAÇÃO PROBATÓRIA, VERIFICAÇÃO, ABUSIVIDADE, CAPITALIZAÇÃO MENSAL DE JUROS, INEXISTÊNCIA, VEROSSIMILHANÇA, ALEGAÇÃO, POSSIBILIDADE, INSCRIÇÃO, DEVEDOR, CADASTRO DE INADIMPLENTES.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Referências:
RAMOS DO DIREITO DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor           
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -