TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20120110177475APC - (0005082-23.2012.8.07.0001 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
669108
Data de Julgamento:
03/04/2013
Órgão Julgador:
3ª Turma Cível
Relator:
MARIO-ZAM BELMIRO
Revisor:
NÍDIA CORRÊA LIMA
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 17/04/2013 . Pág.: 133
Ementa:
CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA. BUSCA E APREENSÃO. DECISÃO QUE RECEBEU O APELO NO EFEITO DEVOLUTIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. COMPROVAÇÃO DA MORA. NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL. CARTÓRIO DE COMARCA DIVERSA. VALIDADE. PURGA DA MORA. PROPOSITURA DE AÇÃO REVISIONAL. CLÁUSULA RESOLUTÓRIA. NULIDADE. INOCORRÊNCIA.
1. A discussão a respeito dos efeitos em que o apelo é recebido não se mostra viável em sede de recurso de apelação, nos termos do art. 522, caput, do Código de Processo Civil.
2. A notificação extrajudicial, para fins de constituição de mora do devedor em ação de busca e apreensão, efetivada por cartório de comarca diversa do domicílio do devedor tem validade.
3. O eventual descumprimento da norma inserta no artigo 9º da Lei nº 8.935/94 configura mera irregularidade administrativa, inservível para macular a constituição em mora efetuada por meio da notificação premonitória enviada por tabelião com fé pública.
4. A mora, na ação de busca e apreensão baseada no Decreto-Lei nº 911/69, não resta elidida com o simples ajuizamento de ação revisional, havendo necessidade, além do preenchimento dos requisitos estampados no artigo 2º, § 2º, daquele regramento, do depósito do valor tido por correto, não efetuado quanto ao caso concreto.
5. A propositura de ação revisional não tem o condão de afastar os efeitos da mora, consoante preceitua o enunciado 380 da súmula do colendo Superior Tribunal de Justiça: "a simples propositura da ação de revisão de contrato não inibe a caracterização da mora do autor".
6. Há observância ao art. 54, § 2º do Código de Defesa do Consumidor quando se notifica e se constitui em mora o devedor para purgá-la, evitando, com isso, a resolução contratual.
7. Recurso desprovido.
Decisão:
CONHECER. NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO. UNÂNIME
Sucessivo ao:
588752
Termos Auxiliares à Pesquisa:
DEFERIMENTO, RECONHECIMENTO, MORA, AÇÃO JUDICIAL, BUSCA E APREENSÃO, NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL, DEVEDOR, AVISO DE RECEBIMENTO, POSSIBILIDADE, REALIZAÇÃO, SERVIÇO NOTARIAL, CARTÓRIO, SEDE, DIVERGÊNCIA, LOCAL, DOMICÍLIO, DEVEDOR FIDUCIANTE, INEXISTÊNCIA, VEDAÇÃO, LEI, CITAÇÃO, JULGAMENTO, STJ.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Referências:
RAMOS DO DIREITO DIREITO CIVIL, DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor           
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -