TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20170310154773APR - (0015119-30.2017.8.07.0003 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
1173725
Data de Julgamento:
23/05/2019
Órgão Julgador:
3ª TURMA CRIMINAL
Relator:
WALDIR LEÔNCIO LOPES JÚNIOR
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 30/05/2019 . Pág.: 627/632
Ementa:

DIREITO PENAL. APELAÇÃO CRIMINAL. CONDUÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR SOB EFEITO DE ÁLCOOL. AUTORIA E MATERIALIDADE CONFIRMADAS. EXAME DE ALCOOLEMIA POR ETILÔMETRO. PROVA CAUTELAR IRREPETÍVEL. PERIGO ABSTRATO. DOSIMETRIA. PRIMEIRA FASE. ANTECEDENTES. CRITÉRIO OBJETIVO-SUBJETIVO. ACRÉSCIMO À PENA-BASE DE 1/8 (UM OITAVO) PARA CADA CIRCUNSTÂNCIA JUDICIAL NEGATIVADA. REDIMENSIONAMENTO DA PENA PENA PECUNIÁRIA E DA PENA ACESSÓRIA DE SUSPENSÃO DA HABILITAÇÃO OU DA PROIBIÇÃO PARA OBTER A PERMISSÃO OU HABILITAÇÃO PARA CONDUÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR. PROPORCIONALIDADE COM A PENA CORPORAL. RECURSO CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO.

1. Inviável a absolvição do acusado do delito de embriaguez ao volante, quando o exame de alcoolemia por etilômetro (teste do bafômetro) apresenta concentração de álcool por litro de ar alveolar em quantidade superior ao limite máximo legalmente permitido e as declarações dos policiais responsáveis pelo flagrante comprovam que o réu conduziu o veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool.

2. O exame de acoolemia por etilômetro, documento oficial, emitido por agente público, é dotado de presunção de veracidade.

3. O delito de embriaguez no volante é de perigo abstrato, não exigindo resultado naturalístico, bastando para a sua consumação a condução de veículo automotor, com concentração de álcool por litro de sangue superior à permitida por lei.

4. Se entre a data da extinção da punibilidade e a da infração posterior não decorreu o prazo de 5 (cinco) anos, deve ser mantida a análise negativa dos antecedentes, na primeira fase da dosimetria da pena

5. Decorre da aplicação do critério subjetivo-objetivo, adotado pela jurisprudência pátria, o acréscimo relativo a 1/8 (um oitavo) à quantidade de meses obtidos entre as penas mínima e máxima abstratamente cominadas ao crime, para cada circunstância judicial valorada negativamente na fixação da pena-base.

6. A pena pecuniária deve guardar proporcionalidade com a pena privativa de liberdade.

7. A pena acessória de suspensão da habilitação para dirigir, prevista no artigo 293 da Lei 9.503/1997, deve guardar proporcionalidade com a reprimenda corporal imposta ao crime de embriaguez ao volante.

8. Recurso conhecido e parcialmente provido.
Decisão:
Diante do exposto, conheço do recurso e a ele DOU PARCIAL PROVIMENTO . Unânime.
Termos Auxiliares à Pesquisa:
0,36 MILIGRAMAS, BLITZ.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -