TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20160110274908APC - (0007400-37.2016.8.07.0001 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
1145699
Data de Julgamento:
24/01/2019
Órgão Julgador:
8ª TURMA CÍVEL
Relator:
DIAULAS COSTA RIBEIRO
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 28/01/2019 . Pág.: 693/700
Ementa:

AÇÃO INDENIZATÓRIA. INJÚRIA RACIAL. SENTENÇA PENAL CONDENATÓRIA TRANSITADA EM JULGADO. PRELIMINAR DE DESERÇÃO. REJEITADA. DANOS MORAIS. VALORAÇÃO. INDENIZAÇÃO. CARÁTER DÚPLICE DO INSTITUTO. ADEQUAÇÃO. RAZOABILIDADE.

1. É incabível falar em deserção quando a parte recolhe as custas processuais no prazo assinalado. Preliminar rejeitada.

2. A indenização por danos morais possui caráter dúplice: um compensatório e um penalizante (educativo). Precedentes do STJ e deste Tribunal. Contudo, o valor deve observar a razoabilidade e as peculiaridades do caso concreto, de modo a evitar o enriquecimento sem causa, tampouco ser ínfimo a ponto de não coibir a reiteração da conduta.

3. A condenação criminal transitada em julgado, pelo mesmo fato, tornam inquestionáveis sua autoria e sua materialidade, impondo-se o óbice do art. 935 do Código Civil.

4."É certo que não se pode estabelecer uma equação matemática entre a extensão do dano moral e uma soma em dinheiro. A fixação de indenização por dano moral decorre do prudente critério do Juiz, que, ao apreciar caso a caso e as circunstâncias de cada um, fixa o dano nesta ou naquela medida."(Maggiorino Capello. Diffamazione e Ingiuria. Studio Teorico-Pratico di Diritto e Procedura.2 ed., Torino: Fratelli Bocca Editori, 1910, p. 159).

5. "Como já havia dito Justiniano, "Estima-se a injúria, para mais ou para menos, com a honesta avaliação da plena dignidade da vida de quem foi ofendido". (Idem).

6. "Na ação de indenização por dano moral, a condenação em montante inferior ao postulado na inicial não implica sucumbência recíproca". Súmula 326 do STJ.

7. Recurso conhecido, preliminar de deserção rejeitada e, no mérito, parcialmente provido.
Decisão:
Recurso conhecido, preliminar de deserção rejeitada e, no mérito, parcialmente provido. Unânime.
Termos Auxiliares à Pesquisa:
VALOR DA INDENIZAÇÃO R$ 12.000,00.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -