TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20151310003223APC - (0000314-98.2015.8.07.0017 - Res. 65 CNJ) - Segredo de Justiça
Registro do Acórdão Número:
1136834
Data de Julgamento:
31/10/2018
Órgão Julgador:
3ª TURMA CÍVEL
Relator:
GILBERTO PEREIRA DE OLIVEIRA
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 16/11/2018 . Pág.: 231/236
Ementa:

DIREITO DE FAMÍLIA. RECONHECIMENTO E DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL. REQUISITOS NÃO PREENCHIDOS. IMPEDIMENTO LEGAL. PESSOA CASADA. SEPARAÇÃO DE FATO NÃO COMPROVADA. INCIDÊNCIA DO ÓBICE LEGAL PREVISTO NO §1º DO ARTIGO 1723, CC. SENTENÇA MANTIDA.

1 - Ausentes os impedimentos matrimoniais, à luz do art. 226, §3º da Constituição Federal, e, nos termos do art. 1.723 do Código Civil, é reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura, estabelecida com o objetivo de constituição de família.

2 - Na espécie, os elementos constantes nos autos demonstram que o de cujus, à época do período de convivência apontado pela parte autora, era civilmente casado e não há comprovação cabal de que estivesse separado de fato de sua esposa.

3 - As alegações da autora no sentido de que o falecido não se divorciou de sua esposa em razão do precário estado de saúde desta, levam ao entendimento, aliado às provas apresentadas, de que, na verdade, o de cujus jamais se afastou do seu dever conjugal de prestar assistência à sua esposa.

4 - Nesse contexto, inexistem justificativas para afastar o óbice legal previsto no §1º do artigo 1723 do Código Civil, o qual preconiza que a "união estável não se constituirá se ocorrerem os impedimentos do art. 1.521".

5 - De acordo com entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, não há possibilidade de reconhecimento da união estável quando uma delas for pessoa casada, não separada de fato ou divorciada, uma vez que o nosso ordenamento não tutela um relacionamento paralelo ao casamento válido. Precedentes deste e. TJDFT.

6 - Apelação conhecida e desprovida. Sentença mantida.
Decisão:
CONHECER E NEGAR PROVIMENTO, UNÂNIME
Termos Auxiliares à Pesquisa:
RECONHECIMENTO DE UNIÃO ESTÁVEL POST MORTEM, ALZHEIMER, BENEFICIÁRIA, PLANO DE SAÚDE, RELACIONAMENTO EXTRACONJUGAL.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -