TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20170110329184APC - (0002339-06.2013.8.07.0001 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
1091427
Data de Julgamento:
18/04/2018
Órgão Julgador:
5ª TURMA CÍVEL
Relator:
SEBASTIÃO COELHO
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 27/04/2018 . Pág.: 508/511
Ementa:

CIVIL. CONTRATO DE ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEL. LOCAÇÃO. DEDUÇÃO DO VALOR DO ALUGUEL EM FACE DE BENFEITORIAS. CONTRATO DE MANDATO. CANCELAMENTO. EXIGÊNCIA DE CUMPRIMENTO DO CONTRATO APÓS O DISTRATO. PRINCÍPIO DA BOA-FÉ OBJETIVA. IMPOSSIBILIDADE DA PRÁTICA DE ATO CONTRADITÓRIO. ACORDO JUDICIAL FIRMADO NO INTERESSE EXCLUSIVO DO LOCADOR. AUSÊNCIA DE PREJUÍZO. SENTENÇA MANTIDA.

1. Necessária a existência de poderes expressos na procuração para transigir. No entanto, tal prova deve ser produzida pelo autor, por se referir a fato constitutivo de seu direito.

2. A ausência de juntada da procuração utilizada pela ré na execução, em que restou homologado o acordo pelo Juízo, presume-se a existência de poderes expressos, sob pena de não ter sido efetivada.

3. Comprovados nos autos o cumprimento parcial do contrato de locação, não há como se ter como totalmente inadimplido tal acordo. Legítima, portanto, a dedução de 30% do valor inicialmente apurado como devido, além da taxa de administração.

4. Note-se que o dirigismo contratual prevê a observância da boa-fé objetiva pelas partes contratantes.

5. Ao pleitear a rescisão do contrato de administração com a ré e continuar encaminhando e-mails a esta para que cobrasse os valores dos alugueres devidos ou ajuizasse a demanda competente, agiu o autor em desrespeito à boa-fé objetiva, de acordo com o brocardo venire contra factum proprium.

6. Recurso conhecido e desprovido.
Decisão:
CONHECER. NEGAR PROVIMENTO. UNÂNIME.
Termos Auxiliares à Pesquisa:
RELAÇÃO NEGOCIAL FUNDADA NA CONFIANÇA, CONTRATO ONEROSO, VIOLAÇÃO POSITIVA DO CONTRATO, ENUNCIADO Nº 24 DO CONSELHO DE JUSTIÇA FEDERAL.
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -