TJDFT

SISTJWEB

Pesquisa Documentos Jurídicos
INÍCIO  |   CONTATO  |
Acórdãos  ::  Pesquisa Livre
    Documento 0 de 1
Classe do Processo:
20160020009806ADI - (0001236-59.2016.8.07.0000 - Res. 65 CNJ)
Registro do Acórdão Número:
1011667
Data de Julgamento:
11/04/2017
Órgão Julgador:
CONSELHO ESPECIAL
Relator:
ANA MARIA AMARANTE
Data da Intimação ou da Publicação:
Publicado no DJE : 26/04/2017 . Pág.: 40-41
Ementa:
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - EMENDA À LEI ORGÂNICA - MUDANÇA DE REGIME CELETISTA PARA ESTATUTÁRIO. INICIATIVA DO PODER LEGISLATIVO - COMPETÊNCIA PRIVATIVA DO GOVERNADOR - VÍCIO DE INICIATIVA

1. As matérias de iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo, previstas no art. 61, §1º, da Constituição Federal, são de observância obrigatória nas Constituições Estaduais e Lei Orgânica do Distrito Federal.

2. Cabendo ao Poder Executivo a organização e funcionamento da Administração Pública, bem como a iniciativa de leis a esse respeito, a ele cabe também a iniciativa das propostas de emendas à Lei Orgânica sobre o tema, nos termos do que estabelece o art. 71, §1º, da LODF, tomado em simetria.

3. Emenda à Lei Orgânica proposta por parlamentar, com a finalidade de permitir que empregados públicos migrem do regime celetista para o estatutário, acarreta usurpação de competência legislativa, uma vez que a matéria insere-se no rol da competência privativa do Chefe do Poder Executivo local, deixando claro a inconstitucionalidade formal da referida norma.

4. Ação direta de inconstitucionalidade julgada procedente com efeitos ex tunc e erga omnes.

.
Decisão:
Julgar procedente o pedido, com eficácia "erga omnes" e efeitos "ex tunc". Unânime.
Termos Auxiliares à Pesquisa:
PODER CONSTITUINTE DECORRENTE, EMENDA Nº 33, ART. 366 DA LODF, ALTERAÇÃO DO REGIME JURÍDICO DE TRABALHO, OFENSA AO POSTULADO DO CONCURSO PÚBLICO, INICIATIVA PARLAMENTAR, BURLA À RESERVA DE INICIATIVA LEGISLATIVA, AFRONTA AO PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES, PRINCÍPIO DA SIMETRIA, OBSERVÂNCIA OBRIGATÓRIA DAS REGRAS DO PROCESSO LEGISLATIVO FEDERAL.
Jurisprudência em Temas:
Exibir com Formatação:

Exibir sem Formatação:
Inteiro Teor:
Download Inteiro Teor      Download Inteiro Teor (Certificado Digitalmente)      
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -